Mais Lidas

Rocinha ganha 'patrimônio'

Mercado Popular é tombado depois da polêmica do tomógrafo

Mercado Popular da Rocinha
Mercado Popular da Rocinha -

O Mercado Popular da Rocinha — que em 20 de maio teve sete de suas 40 lojas derrubadas para permitir acesso melhor ao local onde ficaria instalado um tomógrafo na comunidade da Zona Sul — foi tombado provisoriamente pela Prefeitura do Rio. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) disse ontem que o decreto significa o reconhecimento oficial do povo do Rio de Janeiro para que o Mercado Popular se torne um monumento da cidade, assim como é o Pão de Açúcar.

"O comércio popular da Rocinha, hoje com essa placa, recebe o reconhecimento oficial do povo do Rio de Janeiro para se tornar um monumento. Um monumento como é nosso Pão de Açúcar, as praias e as praças. Aqui, agora, está tombado e ninguém vai tirar mais", disse Crivella na cerimônia. 

Em nota, a prefeitura também informou que o tombamento "atende a um pedido da comunidade nordestina que vive na região, além de levar em conta a relevância arquitetônica e urbanística do conjunto, desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Azevedo, inspirado no Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), e o reconhecimento internacional do projeto, em 2005, ao fazer parte de uma exposição de arquitetura em Paris, na França".