Mais Lidas

Mudanças na praia

Quinta fase da flexibilização começa hoje e Crivella pede juízo à população

Marcelo Crivella alegou que a prefeitura não dá conta de fiscalizar toda a orla da Cidade do Rio
Marcelo Crivella alegou que a prefeitura não dá conta de fiscalizar toda a orla da Cidade do Rio -

Começa hoje a quinta e penúltima fase de flexibilização das medidas de isolamento social no município do Rio. As principais mudanças são o horário de funcionamento estendido para shoppings, bares e restaurantes, a permissão do banho de mar (mas sem permanência na faixa de areia, que segue proibida) e o trabalho de ambulantes nas praias e praças. Segundo a prefeitura, os ambulantes poderão voltar a comercializar os produtos entre 7h e 18h nas areias. Está vedada, entretanto, a venda de bebidas alcoólicas tanto por ambulantes como nos quiosques da orla.

"Estamos restringindo a venda de bebida alcoólica justamente para diminuir o estímulo de qualquer pessoa que quiser permanecer na praia. E é preciso lembrar que está vedado o uso e o aluguel de guarda-sol e cadeiras na areia", afirmou a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

Questionado a respeito de como será feita a fiscalização e o desrespeito frequente dos cariocas nas praias, o prefeito Marcelo Crivella pediu a conscientização da população. "Nós temos feito rondas em toda a orla. Mas contamos mesmo é com a consciência das pessoas. É muito importante que a gente evite aglomerações. Fica difícil fiscalizar porque são quilômetros de praias", pontuou ele.

Os bares e restaurantes da cidade poderão, a partir de hoje, ficarão abertos até 1h da manhã — antes, era até às 23h. Os shoppings também voltam a ter o horário de funcionamento de 10h às 22h, como antes da pandemia.

Demarcação na faixa de areia

Na entrevista, Crivella anunciou que a prefeitura estuda fazer uma demarcação nas areias das praias para promover o isolamento social. O projeto, em discussão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ainda não tem data para ser implementado. "Nós estamos fazendo um planejamento para que, na hora que for possível ficar na areia, as pessoas reservem pelo celular um espaço e a praia será demarcada. Para que aqueles que chegarem mais cedo possam ocupar esses espaços. Hoje mesmo tivemos uma reunião sobre esse assunto e várias empresas se ofereceram para financiar esse modo das pessoas usarem a praia", disse.

Hotéis e pontos turísticos

Em relação ao setor do turismo, a Prefeitura do Rio informou que, nos hotéis da cidade, as piscinas e as saunas tiveram o funcionamento liberado, obedecendo às normas em vigor sobre o distanciamento social, durante a pandemia do novo coronavírus.

Nos pontos turísticos, outra novidade: a partir de agora ele podem receber até 50% de sua capacidade. Já os quiosques na orla das zonas Sul e Oeste seguem com a proibição de servir na faixa de areia. O aluguel de cadeiras, mesas e barracas segue proibido, até segunda ordem.

Marcelo Crivella alegou que a prefeitura não dá conta de fiscalizar toda a orla da Cidade do Rio Luciano Belford/Agencia O Dia
Movimentação nas praias durante a pandemia. Na foto, Ipanema Estefan Radovicz / Agência O Dia