Mais Lidas

Agências do INSS

No estado do Rio, 43 servidores pegaram Covid-19

Rio - Coronavirus - 24/06/20 - Covid19 -  - Coronavirus -  Fachada da agencia da Previdencia Social, na Avenida N.S.Copacabana.  Fotos: Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Rio - Coronavirus - 24/06/20 - Covid19 - - Coronavirus - Fachada da agencia da Previdencia Social, na Avenida N.S.Copacabana. Fotos: Estefan Radovicz / Agencia O Dia -

Os postos do INSS seriam reabertos hoje, mas diante da escalada de contaminação por coronavírus e da pressão de servidores, a data foi adiada para dia 24. E, mais à frente, se os números da Covid-19 não derem uma recuada, a reabertura pode ser adiada novamente. E tanta preocupação tem motivo: os casos confirmados e suspeitos da doença no INSS no Estado do Rio, até o último dia 28, chegou a 43, com dois óbitos em Duque de Caxias. A capital registra o maior número de casos: 27. Os demais municípios tiveram 16 notificações, segundo informações do próprio INSS.

Desde o final de março, quando foi notificada a primeira morte por coronavírus no país, a maioria dos servidores trabalha de casa. Segundo o instituto, a medida foi fundamental para que a quantidade de casos não fosse ainda maior.

O temor de contaminação tem deixado quem trabalha nas unidades apreensivo. "As agências não estão prontas para reabrir, em muitas faltam divisórias, dispenser de álcool gel, marcação nas cadeiras e no chão para garantir o distanciamento, sem contar que faltam termômetros e máscaras. Com o agravante de que a maioria dos servidores se enquadra no grupo de risco", denuncia um servidor. O instituto nega a situação.

Questionado sobre quantos postos devem abrir no Rio, o INSS informou que ainda não foram definidas as unidades. Mas, segundo uma fonte, algumas gerências já sabem as agências que terão que reabrir e nos próximos dias outras devem entrar nessa lista. A retomada será gradual. Por enquanto, serão quatro unidades na região de Caxias, sendo duas com atendimento pericial. Na gerência Centro serão três e em Petrópolis, uma.