Mais Lidas

HFB volta a atender

Funcionários afirmam que protocolos de segurança não foram divulgados

Profissionais do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) foram pegos de surpresa, na última semana, com a informação de que os atendimentos de diversas especialidades, como nefrologia, urologia e cirurgias eletivas, seriam retomados a partir de hoje. Os pacientes desses serviços vão ocupar dependências do prédio 1, onde continuam internados pacientes com Covid-19: 36 ao todo, segundo boletim de sábado. Os profissionais afirmam que não houve divulgação de protocolos para garantir fluxo de atendimento que impeça contaminação no edifício, nem treinamento com base em normas de segurança. O edifício havia sido fechado, em março, para atender apenas os pacientes de Covid-19.

Na última quinta-feira, funcionários fizeram a desinfecção do segundo pavimento, que estava funcionando como CTI para Covid-19. O andar está previsto para receber pacientes sem coronavírus, assim como as clínicas médicas masculina e feminina, e salas de cirurgia e pós-operatório nos demais andares do prédio, de cinco pavimentos. Já os pacientes de Covid-19 foram transferidos para o terceiro andar.

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio, Mônica Armada chama atenção para o risco de contaminação de pacientes que passaram por transplante de rim, caso voltem a ser atendidos no prédio 1: "São pacientes que tomam imunossupressores para não haver rejeição ao órgão. Eles têm imunidade comprometida e podem contrair Covid-19 no HFB, caso não haja protocolo rígido de segurança. O hospital foi transformado em referência para Covid-19 a toque de caixa, com uma sucessão de erros. Parece que o mesmo está acontecendo agora na reabertura."