Mais Lidas

Marcelo Crivella inaugura viaduto do BRT TransBrasil no Caju

Trecho deve desafogar trânsito da Avenida Brasil enquanto BRT não for concluído

Prefeitura inaugura viaduto no Caju
Prefeitura inaugura viaduto no Caju -
O prefeito Marcelo Crivella inaugurou, nesta quinta-feira, o viaduto do BRT TransBrasil, no Caju, que será usado para desafogar o trânsito enquanto o corredor não for concluído.  O trecho funcionará apenas no sentido Centro, com horário exclusivo para ônibus e táxis das 6h às 10h e livre para todos os veículos a partir desse horário. Segundo o prefeito, a obra deve desafogar o engarrafamento do trecho que vem crescendo desde a retomada das atividades na cidade. 
"Hoje nós estamos tendo uma alegria grande de inaugurar um trecho importante na TransBrasil, que é esse aqui no Caju. Foi um viaduto feito com um preço melhor e de excelente qualidade. Nossos fiscais estão de parabéns. Agora, esse engarrafamento que tá surgindo aqui perto do cemitério vai acabar. A melhoria do trânsito vai ajudar bastante nessa retomada que estamos fazendo das nossas atividades na cidade ", declarou Crivella.

O acesso dos veículos ao novo viaduto fica na pista central da Avenida Brasil, sentido Centro, pela faixa da esquerda, junto ao canteiro, na altura da Rua Franco de Almeida. Ao acessarem o trecho, os veículos seguem pelo viaduto até a pista lateral da Avenida Brasil, que estava interditada, após a Rua Sá Freire, e então retornam para a pista central, sob o viaduto do Gasômetro.

De acordo com a CET-RIO, a estimativa é de que passem pelo viaduto aproximadamente 130 ônibus por hora, no horário de pico, entre 6h e 10h. A expectativa do órgão é de que haja uma melhora no trânsito no trecho final da Avenida Brasil, já que até hoje os ônibus seguiam pela via junto ao tráfego geral. "A CET-Rio montou sinalização específica para orientar os motoristas, que terão informações também de dois painéis de mensagens variáveis sobre a utilização do viaduto", disse o prefeito.
Além da inauguração do viaduto, Crivella também participou de um teste do que a prefeitura chama de porta anti-calote. A instalação, segundo o prefeito, deve evitar os problemas de evasão visto nos BRTs TransOlímpica e TransOeste.
"O nosso BRT tem um grave problema, que é a evasão. E a evasão é fruto também de um projeto arquitetônico das estações que na prática não funcionou. Infelizmente não funcionou, e foi cara. Agora, sem evasão nós teremos condições de ter um sistema de transportes BRT com viabilidade", esclareceu Crivella. que prometeu ainda entregar o sistema TransBrasil com todas as estações funcionando até dezembro. Apenas as rodoviárias ficariam para um segundo momento.  
Prefeitura inaugura viaduto no Caju Divulgação
Prefeitura inaugura viaduto no Caju Divulgação
Prefeitura inaugura viaduto no Caju Divulgação
Prefeitura inaugura viaduto no Caju Divulgação
Prefeitura inaugura viaduto no Caju Divulgação