Mais Lidas

Setor protesta contra o Detran

Profissionais exigem reabertura de vagas para marcar habilitação

Funcionários de autoescolas realizaram uma manifestação, ontem, em frente à sede do Departamento de Trânsito (Detran), no Centro do Rio, reivindicando a abertura de vagas para a marcação de serviços pelo site do órgão. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) retomaram as aulas no dia 24 de junho, depois de mais de três meses fechados, por conta da pandemia.

Dono de uma autoescola, Saulo Thomé da Silva, de 43 anos, conta que alunos desistiram de tirar a habilitação porque os CFCs não conseguem fazer o cadastro dos alunos no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) ou marcar as provas. Com isso, muitos pediram o reembolso do valor de matrícula.

"O Detran tem que abrir a agenda, senão a gente não tem como marcar os serviços. Eles estão colocando os alunos contra as autoescolas, porque acham que nós é que estamos falhando. A gente está pedindo socorro para não decretar falência", declarou Saulo.

Além dos serviços marcados pelas autoescolas, alunos também se queixam de não conseguir agendar, porque o Detran estaria abrindo poucas vagas.

Desde o último dia 27, já é possível realizar a prova teórica, abertura de processos de primeira habilitação e adição ou mudança de categoria. Já os exames práticos foram retomados no dia 3, apenas para os candidatos que já estavam agendados antes da pandemia.

Comentários