Mais Lidas

Rio vai ter guarda marítima

Equipes vão atuar para disciplinar o trânsito em rios, lagos e no mar

A Prefeitura do Rio lançou ontem as bases da primeira guarda marítima da cidade. O projeto institui ainda o plano de gerenciamento costeiro, que visa a disciplinar o tráfego náutico nos 267 rios, lagos e lagoas e nas 97 praias do município. Para fiscalizar as regras de uso e manejo de embarcações e equipamentos náuticos, a Guarda Municipal (GM-Rio) contará com equipes atuando em barcos motorizados.

"Era uma necessidade do Rio, que em 455 anos nunca teve um planejamento do trânsito náutico. A ideia é organizar todo tipo de atividade, seja de lazer, transporte, comercial e turístico, oferecendo, acima de tudo, segurança a usuários e banhistas", explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

No total, 450 agentes passaram pelos cursos da Marinha e estão habilitados a atuar na fiscalização. O Grupamento da Guarda Marítima contará com duas bases, na Barra da Tijuca e na Ilha do Governador, e estrutura inicial de três barcos, que será ampliada no decorrer da implementação das regras do decreto, que passarão por regulamentação. Será fiscalizado o tráfego no espelho d'água de praias, rios, canais e lagos.

Comentários