Mais Lidas

A segunda onda da contaminação

Internações aumentam na Baixada, onde hospitais de campanha são desmontados

No Hospital da Posse, pacientes relatam descaso com prevenção nas ruas: 'Até no ônibus vi gente sem mascara', disse Lúcia Borges
No Hospital da Posse, pacientes relatam descaso com prevenção nas ruas: 'Até no ônibus vi gente sem mascara', disse Lúcia Borges -

Enquanto hospitais de campanha em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada, são desmontados, crescem os casos de internação por Covid-19 nesses municípios. No Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, havia 23 internados ontem. Há três semanas, eram 17, segundo a prefeitura. O Hospital São José, em Caxias, tinha ontem 68 pacientes, 32 intubados em CTI. Há cerca de um mês, eram 28, segundo a direção.

"Parece que chegamos a uma segunda onda da doença. Há cerca de 15 dias começamos a verificar aumento de internações. No momento, o perfil dos pacientes é de meia idade, na faixa entre 48 e 66 anos, a maioria com comorbidades", explica Alexandre Dias, diretor-administrativo do Hospital São José.

Para ele, o fato de a maioria dos internados ter comorbidades, como diabetes e hipertensão, indica que houve relaxamento: "As pessoas que estavam se resguardando começaram a circular e a se infectar", diz o médico, que lamenta muitos não respeitarem o uso obrigatório de máscara.

No Hospital da Posse, uma funcionária confirmou aumento de casos. "As internações estão subindo, com certeza. No sábado retrasado, havia um ou dois pacientes. Hoje, tem 13", disse.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), informou que o estado tem mais de 900 leitos para Covid-19, com taxa de ocupação de 22% em enfermarias e 48% em UTIs.

Comentários