Mais Lidas

Líbano recebe médicos do Rio

Seis profissionais vão ajudar no atendimento a feridos em explosão

Crivella envia a Beirute seis médicos da rede municipal de saúde para socorrer vítimas de explosão
Crivella envia a Beirute seis médicos da rede municipal de saúde para socorrer vítimas de explosão -

Um grupo de seis médicos dos hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar embarcou ontem para o Líbano. Eles foram em missão humanitária de ajuda aos feridos na explosão da semana passada em Beirute, capital do país. O acidente deixou mais de uma centena de mortos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais são especialistas no atendimento a pacientes vítimas de traumas e queimaduras. No grupo, há três cirurgiões gerais, uma neurocirurgiã, um cirurgião plástico e uma clínica geral. A SMS envia medicamentos para Beirute.

"São médicos de grande experiência, que vão representar o espírito solidário do carioca. Parabenizo esses profissionais que vão prestar socorro a vítimas daquele trágico acidente no Líbano", disse ontem o prefeito Marcelo Crivella.

Toda a comitiva testou negativo para Covid-19. Os profissionais atuarão na linha de frente da tragédia libanesa, utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e seguindo os protocolos sanitários de prevenção, tanto em relação ao novo coronavírus quanto a outros tipos possíveis de contaminação.

"Temos treinamento não só em neurocirurgia, mas também em gestão e, por conta do atendimento de emergência, estamos acostumados a lidar com catástrofes e prontos para a missão", afirmou a neurocirurgiã Gianne Leite Lucchesi, do Miguel Couto.

Crivella envia a Beirute seis médicos da rede municipal de saúde para socorrer vítimas de explosão Mariana Ramos / Prefeitura do Rio
Crivella envia a Beirute seis médicos da rede municipal de saúde para socorrer vítimas de explosão Mariana Ramos / Prefeitura do Rio