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Prefeitura cria comissão para readequar linhas e serviços de ônibus

Comitê deverá realizar levantamento e propor medidas para readequar o serviço de ônibus no Rio, que sofreu interrupção e redução de frota durante a pandemia

Sumiço ou redução de frota das cerca de 128 linhas de ônibus dentro da capital fluminense prejudicam usuários
Sumiço ou redução de frota das cerca de 128 linhas de ônibus dentro da capital fluminense prejudicam usuários -
A Prefeitura do Rio resolveu criar, partir desta terça-feira, uma comissão no âmbito da Secretaria Municipal de Transportes para readequação emergencial de linhas de ônibus na Cidade do Rio de Janeiro. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Município.
O sumiço ou redução de frota das cerca de 128 linhas de ônibus dentro da capital fluminense aumentou a procura por transportes alternativos, como as vans. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, em pouco mais de um mês, o canal direto da pasta com a população recebeu reclamação contra pelo menos 128 linhas, por inoperância e frotas reduzidas. O número de serviços denunciados corresponde a 18% do total de linhas cadastradas na secretaria. A Rio Ônibus justifica que "a eventual interrupção de linhas é consequência da crise econômico-financeira do setor".
A comissão deverá realizar um levantamento, com avaliação e a proposição de medidas de readequação das linhas de ônibus, possibilitando alterações na rede municipal de transporte de passageiros, a fim de adequar, em caráter emergencial e temporário sua operação à atual conjuntura, de pandemia, contemplando as necessidades dos usuários, da Prefeitura e das empresas.
O comitê deverá apresentar em 30 dias ao Secretário Municipal de Transportes um relatório conclusivo dos trabalhos, com todas as propostas técnicas de alteração de linhas e serviços, devidamente estruturado para avaliação superior e implementação. Semanalmente, um relatório parcial deverá ser apresentado.
A comissão deverá ser composta pelos seguintes membros:
I - Subsecretário de Transportes;
II - Coordenador de Planejamento;
III - Coordenador de Gestão da Operação;
IV - Coordenador de Rede de BRT;
V - Coordenador de Gestão e Monitoramento;
VI - Coordenador de Fiscalização e Licenciamento 
Segundo o texto publicado no Diário Oficial, o Comitê Executivo poderá convidar a qualquer tempo, outros setores do órgão, além de especialistas da sociedade civil organizada, para colaboração nos trabalhos desenvolvidos.