Mais Lidas

Socorro para transportes

Projeto na Câmara põe em dúvida a partilha das verbas

Entrou em pauta ontem, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que prevê auxílio emergencial para o setor de transporte público dos estados, com aporte de R$ 4 bilhões, para dividir entre as concessionárias. A votação deve ocorrer até o fim da semana. A polêmica fica por conta do formato da distribuição: 30% daquele montante será destinado aos estados e 70% aos municípios (levando em conta o número de habitantes e o fluxo de passageiros).

O texto proíbe o aumento das tarifas e determina que as empresas mantenham o número de funcionários. Ontem, o secretário Estadual de Transportes do Rio, Delmo Pinho, disse que, mesmo com a aprovação do PL, deverá ser criada uma lei estadual visando o controle e acompanhamento do repasse às concessionárias.

A CCR Barcas confirmou ontem que corre o risco de entrar em colapso ainda este mês e que o número de passageiros diários caiu de 75 mil para 11 mil (85%). A SuperVia disse só pode manter os serviços com apoio financeiro. No metrô, o prejuízo é calculado em R$ 35 milhões por mês.

Comentários