Mais Lidas

De olho no corona

Programa Conexão Saúde vai atender moradores da Maré e de Manguinhos

Programa da Fiocruz vai oferecer testes para Covid-19 e atendimento clínico para os casos confirmados
Programa da Fiocruz vai oferecer testes para Covid-19 e atendimento clínico para os casos confirmados -

Os complexos da Maré e de Manguinhos, duas das comunidades cariocas mais afetadas pelo novo coronavírus, serão beneficiados com um projeto inovador da Fiocruz que vai garantir atendimento integral dos pacientes da Covid-19 na região. Por meio do 'Conexão Saúde: de olho na Covid', os moradores terão acesso aos serviços de telemedicina e testagem molecular. O programa pretende fazer rastreamentos e produzir mapas de risco para a doença.

A iniciativa, lançada contem pela Internet, é fruto de parceria entre a Fiocruz, o Conselho Comunitário de Manguinhos, a ONG Redes da Maré, Dados do Bem, SAS Brasil e União Rio. "Estamos integrando a atenção básica ao enfrentamento da pandemia na região, oferecendo uma cadeia completa de atendimento, desde a possibilidade de diagnóstico precoce e acompanhamento clínico, até a testagem e o rastreamento de contactantes", disse o coordenador do projeto, Valcler Rangel.

Segundo o especialista, as ações estruturadas no programa podem servir de modelo para o combate à doença e deixar um legado técnico para futuras ações de vigilância ativa em saúde e criação de estratégias para manter o distanciamento social e consolidar modelos de comunicação para emergências em saúde.

Além de processar os testes, a Fiocruz vai capacitar profissionais para o programa. O 'Conexão Saúde' recebeu R$ 1,6 milhões, por meio do 'Todos pela Saúde', programa da iniciativa privada.