Mais Lidas

Acordo para reintegração de posse

Decisão foi tomada após o Governo do Estado ceder novo endereço

Rio - 20/08/2020 - Reintegração de posse é realizada na casa Nem em Copacabana.       Fotos: Estefan Radovicz / Agência O Dia     
      Byline
Rio - 20/08/2020 - Reintegração de posse é realizada na casa Nem em Copacabana. Fotos: Estefan Radovicz / Agência O Dia Byline -

Após serem alvo de uma operação de reintegração de posse no início da manhã de ontem, moradores e ativistas defensores da Casa Nem, em Copacabana, na Zona Sul, comemoraram acordo feito com o governo estadual, que vai garantir a transferência do abrigo para um novo endereço, em Laranjeiras. A organização, conhecida pelo seu trabalho no acolhimento de pessoas LGBTQIA em situação de vulnerabilidade, ocupa desde julho do ano passado um prédio na Rua Dias da Rocha. No total, vivem aproximadamente 20 famílias.

Solicitada há pouco mais de um mês, a ação de reintegração causou tumulto. Cerca de 100 policiais militares foram acionados, além de guardas municipais, agentes da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Defesa Civil. A operação, no entanto, terminou de maneira pacífica e os ocupantes foram levados para o Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, também em Copacabana, onde ficarão até que a Prefeitura do Rio conclua as obras na Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística, em Laranjeiras.

Uma das líderes do movimento, Indianare Siqueira lamentou a remoção em meio à pandemia, mas comemorou o desfecho positivo da negociação com o governo estadual e a prefeitura. "Depois de uma luta de cinco anos, a Casa Nem terá o seu espaço".

Desde 2016, a Casa Nem busca ter uma sede própria. Desta vez, o filho do governador Wilson Witzel, Eric Witzel, atualmente assessor na Coordenadoria de Diversidade Sexual (Ceds) da Prefeitura do Rio, ajudou a costurar o acordo.

Comentários