Mais Lidas

Megaoperação contra roubos em todo o estado prende quase 200 suspeitos

São dezenas de mandados de prisão que estão sendo cumpridos por agentes de várias delegacias

Os presos na operação da Polícia Civil foram levados para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio
Os presos na operação da Polícia Civil foram levados para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio -
A Polícia Civil faz, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a megaoperação Espoliador III contra diversos tipos de roubos em todo o estado. São mais de 100 de mandados de prisão, que estão sendo cumpridos por agentes de várias delegacias. Os alvos são autores de roubo, receptação e latrocínio (roubo seguido de morte) foragidos da Justiça.
Até o momento, 182 pessoas foram presas e quatro morreram em confronto com os policias, três em Resende, no Sul Fluminense, e uma em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense. Drogas e outros materiais em poder dos criminosos foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Civil, os mandados são de inquéritos das delegacias de todo o estado e de levantamento realizado pela Polinter. As investigações apontaram que grande parte dos roubos praticados no estado são feitos pelo tráfico de drogas. Para aumentar os lucros das ações, os traficantes emprestam armas para criminosos praticarem todos os tipos de roubos.
Ainda segundo a polícia, o crime organizado é responsável pela maior parte dos roubos nos estado. As investigações constataram que o tráfico de drogas e a milícia respondem por cerca de 79% dos roubos de veículos na capital, 73% na Baixada Fluminense e 84% em Niterói e São Gonçalo.
Em relação aos roubos de cargas, essas quadrilhas têm participação em pelo menos 65% das ocorrências na capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo.
A Polícia Civil disse que em 2019 indiciou 12.587 assaltantes, o que representa um aumento de 18,8% em relação a 2018. Além disso, no mesmo ano foram presos 2.135 ladrões (mais de 100% de aumento comparado com 2018).
Índices de roubos de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019*

. Roubo de rua: - 42%
. Roubo de veículo: -37%
. Roubo de carga: -34%
A ação de hoje é coordenada pela Subsecretaria Planejamento e Integração Operacional e tem a a participação dos departamentos gerais de Polícia da Capital (DGPC), da Baixada Fluminense (DGPB), do Interior (DGPI), Especializada (DGPE) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP).
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP)
Os presos na operação da Polícia Civil foram levados para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio Reginaldo Pimenta
Operação é comandada pela Subsecretaria Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil Armando Paiva / Agência O Dia