Mais Lidas

Vestibular da Uerj tem modelo de provas definido e datas previstas

Confirmação de calendário ainda depende da pandemia. No entanto, edital será reformulado e divulgado em breve

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) -
Rio - O conselho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou, nesta quinta-feira, mudanças no vestibular 2021. A seleção será constituída por um Exame de Qualificação, com 60 questões de múltipla escolha, e exame Discursivo composto de redação e provas de duas disciplinas, de acordo com o curso de graduação escolhido pelo candidato. As datas previstas para as duas etapas são, respectivamente, 21 de fevereiro e 18 de abril.
O diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), Gustavo Bernardo Krause, ressaltou que os detalhes do Vestibular estão sendo revistos continuamente, em virtude do desenrolar da pandemia de covid-19.
“No momento, inclusive, sabemos que a média de mortes no Estado do Rio voltou a aumentar. Então precisamos analisar mais adiante, pensar em como vamos dar conta do distanciamento social na realização das provas e ver como vai ser a resposta da sociedade no primeiro exame”, afirmou o professor.
Conteúdo reduzido
O edital ainda está sendo reformulado, mas Krause adiantou que haverá redução do conteúdo cobrado. “Vamos diminuir o programa, pois acreditamos que a preparação dos alunos, principalmente das escolas públicas, foi prejudicada”, explicou.
Os livros de literatura, no entanto, continuam incluídos. A obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, será tema de questões no Exame de Qualificação; “1984”, de George Orwell, na Redação; e “Sonetos”, de Luís de Camões, na prova de Língua e Literatura Portuguesa do exame discursivo.
Corpo de Bombeiros
A seleção para a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, que costuma ocorrer junto com o vestibular da Uerj, desta vez será feita de forma isolada. A prova única, que englobará perguntas de múltipla escolha e redação, está prevista para 10 de janeiro de 2021. O edital será divulgado nos próximos meses.