Mais Lidas

15 milicianos no xadrez

Grupo paramilitar atuava em Austin. Entre os presos, dois PMs

Durante operação, a Polícia Civil apreendeu armas, munições, drogas e aparelhagem para 'gatonet'
Durante operação, a Polícia Civil apreendeu armas, munições, drogas e aparelhagem para 'gatonet' -

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ) realizaram ontem uma megaoperação para desarticular uma milícia que atuava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Batizada de Consagrado, a ação prendeu 15 pessoas, sendo dois PMs da ativa e dois ex-policiais que fariam parte da liderança. Ao todo, foram expedidos 32 mandados de prisão preventiva e 71 de busca e apreensão contra a quadrilha, que atua em Austin.

Segundo investigações da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), os milicianos controlavam os pontos de TV pirata, venda de gás, fornecimento de água, transporte alternativo no bairro e serviço de mototáxis.

De acordo com o delegado Moyses Santana, da DHBF, o grupo paramilitar começou a ser investigado há cerca de um ano, após realizar diversos homicídios no que seria uma guerra pelo comando do serviço de mototáxis na região. Segundo ele, o bando é responsável por 20 homicídios.

O grupo atuava em parceria com o tráfico de drogas e fazia vista grossa para a venda de entorpecentes em troca de apoio, segundo Santana. Entre os presos está o cabo da PM Eduardo Oliveira dos Santos, do 21º BPM (Mesquita).

Comentários