Mais Lidas

Nova testagem em comunidades

A partir de hoje, serão testados 3,2 mil moradores

Começa hoje nova etapa de testagem de moradores de comunidades
Começa hoje nova etapa de testagem de moradores de comunidades -

A quarta etapa da testagem rápida para Covid-19 em comunidades cariocas começa hoje. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar a ação à Mangueira, Complexo do Borel, Jacaré, Jacarezinho, Santo Cristo e Gamboa, onde 3,2 mil moradores serão testados ao longo da semana. O trabalho segue até sexta-feira.

A metodologia é baseada na escolha aleatória de áreas e moradores da comunidade. O sorteio das micro áreas a serem percorridas é realizado pelas equipes da Atenção Primária. As áreas já estão mapeadas pela Estratégia de Saúde da Família. De acordo com a SMS, a intenção é ter cobertura representativa da população local.

Durante a ação nessas micro áreas, os agentes vão de casa em casa e oferecem o teste. Somente um membro da família é escolhido em cada residência. Nesse caso, a escolha é feita com a participação dos moradores. O teste rápido é aplicado na própria casa e a coleta de uma gota de sangue é feita após uma espetadinha na ponta do dedo. O resultado, sai na hora.

O Estado ultrapassou os 223 mil casos confirmados de diagnosticados e segue uma tendência de alta na média móvel de casos. Em relação ao número de mortes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou 16.027 óbitos. Nas últimas 24 horas, foram 11 novos óbitos e 345 novos casos.

Sobre o aumento, a Prefeitura do Rio informou que acompanha a evolução dos casos da cidade e afirmou que não há nenhum aumento nas últimas semanas de casos de coronavírus e que ainda não há data definida para iniciar a fase 6 da retomada das atividades.

Comentários