Mais Lidas

Witzel solicita ao STF a cassação de decisão do STJ que o afastou do governo do Rio

Liminar foi pedida um dia após a Operação Tris in Idem, que tirou o governador do cargo por pelo menos seis meses

Witzel deixou o governo do estado na sexta-feira
Witzel deixou o governo do estado na sexta-feira -
A defesa do governador afastado Wilson Witzel (PSC) entrou com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) pela cassação da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o afastou do governo do estado. O recurso, de acordo com a Globo News, foi pedido no sábado, um dia depois da Operação Tris in Idem, que tirou Witzel do cargo por pelo menos seis meses.
O afastamento do governador foi determinado pelo ministro Benedito Gonçalves após investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar o envolvimento dele em desvios de recursos públicos. Além do afastamento do governador, Benedito determinou a prisão de 17 pessoas e o cumprimento de 82 mandados de busca e apreensão sobre o caso.
De acordo com a PGR, desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Witzel montou uma organização criminosa dentro do governo do estado. A quadrilha foi dividida em três grupos, que disputavam o poder com desvio de recursos dos cofres públicos. O esquema era liderado por empresários, que lotearam as principais secretarias, como a da Saúde, para criar esquemas que beneficiassem as próprias empresas.
A organização criminosa tinha a participação do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, do presidente nacional do PSC, o Pastor Everaldo, e do empresário Mário Peixoto. Os dois primeiros foram presos na sexta. Peixoto foi capturado na Operação Favorito, realizada em maio.
Witzel vem dizendo que seu afastamento é fruto de uma perseguição política e critica a delação premiada do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, que resultou na operação de sexta.