Mais Lidas

Cadê o busão que tava aqui?

Prefeitura inicia reformulação de linhas de ônibus

A solução do comitê executivo criado na Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio para resolver o sumiço dos ônibus durante a pandemia será um novo processo de racionalização das linhas municipais. A prefeitura pretende iniciar a implantação do projeto em até dez dias, começando pela reestruturação de 19 linhas que atendem à Zona Oeste. Segundo o secretário municipal de transportes, Paulo Jobim Filho, os passageiros deverão fazer mais baldeações.

A readequação do sistema vai começar pela Zona Oeste e poderá ser estendida para toda a cidade. A região foi escolhida por ser considerada a mais problemática em questão de transporte público.

O projeto prevê a modificação de trajetos e de horários, a extinção de linhas e criação de outras. O comitê trabalha com o universo de 59 linhas reclamadas do consórcio Santa Cruz, que atende à região, com base no canal 'SMTR com Você'. Deste total, 27 tiveram prioridade de avaliação devido ao índice de reclamações, das quais 19 têm perspectiva de readequação de frota. Os detalhes das alterações ainda serão divulgados.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus foram feitas mais de 920 ações de fiscalização e aplicadas 4.339 multas às empresas. As principais irregularidades são as de sempre: inoperância de linhas, má conservação, intervalos acima do estabelecido e desorganização dos terminais do BRT. O canal por WhatsApp 'SMTR com Você' (98909-3717) tem auxiliado na revisão das linhas.

Comentários