Mais Lidas

Rio de Janeiro é campeão do mundo em mortes por Covid-19

Município tem taxa de letalidade três vezes maior que média mundial

Brasil tem 120 mil mortos por coronavírus; total é de 120.025
Brasil tem 120 mil mortos por coronavírus; total é de 120.025 -

Segundo dados consolidados no fim de agosto, quase seis meses após o registro do primeiro caso de um paciente infectado por Covid-19, a cidade do Rio de Janeiro apresenta uma das maiores taxas de letalidade do mundo: 10,7 %. Na média, a cada nove pacientes infectados pelo coronavírus no município, um vai morrer.

Para efeito de comparação, a taxa de letalidade do Brasil é de apenas 3,7%, compatível com a taxa mundial, de 3,3%. Ou seja, o Rio de Janeiro está com índice de morte quase três vezes maior do que as médias brasileira e mundial.

A taxa de letalidade representa a proporção de infectados que chega a óbito, em relação ao total de infectados, e é um instrumento importante para o monitoramento e estudo de epidemias.

Segundo o sanitarista Christovam Barcellos, vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), uma taxa muito alta é um forte indicador de duas situações: "a subnotificação de casos pode estar muito alta ou o atendimento à saúde pode não estar dando conta do total de casos graves", explica.

Comparando os números após 150 dias de epidemia, o Rio estava com 11,6%, muito acima da média das taxas de letalidade nas capitais, que é de cerca de 4%.