Mais Lidas

Hospital de Campanha da Barra da Tijuca já está fechado e atendeu 621 pacientes

Unidade no Parque dos Atletas atendeu 621 pessoas com Covid-19 em quatro meses

Inaugurada em 11 de maio, unidade foi montada pela iniciativa privada
Inaugurada em 11 de maio, unidade foi montada pela iniciativa privada -

O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi fechado oficialmente na última terça-feira. Montada pela iniciativa privada e administrada pela Rede D'Or, a unidade atendeu 621 pacientes ao longo dos quatro meses em que esteve em operação. Durante a cerimônia de encerramento das atividades, as equipes de saúde fizeram um minuto de silêncio e soltaram balões brancos em homenagem a todas as vítimas do novo coronavírus que morreram no Brasil, desde o início da pandemia.

O hospital foi inaugurado em 11 de maio, com 150 leitos de enfermaria e 50 de UTI. Entretanto, por conta da alta demanda para pacientes mais graves, foi necessária uma readequação: 50 leitos de enfermaria foram transformados em leitos de UTI. Dos 621 pacientes atendidos, 90% precisaram, em algum momento, de um serviço na unidade de terapia intensiva. Além disso, 199 ficaram no respirador mecânico e 104 precisaram da unidade de diálise. Foram realizados 660 tomografias e 657 ecocardiogramas.

A unidade foi custeada pelo Movimento União Rio, Rede D'Or, Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale, Banco BV, Shell e Aqui! Card Soluções de Pagamentos. Como mais este hospital de campanha foi fechado, a taxa de ocupação de leitos na Rede SUS no Município do Rio voltou a crescer. Na última sexta-feira (4) à noite, 71% dos leitos de UTI para covid-19 estavam ocupados. Na noite da segunda-feira, dia 7, a taxa de ocupação aumentou para 82%.