Mais Lidas

Secretário Estadual de Educação é preso por corrupção na Fundação XIII

Ex-secretária Cristiane Brasil também teve um mandado de prisão expedido na operação de hoje e pode ser presa a qualquer momento; crimes investigados aconteceram nos governos Cabral e Pezão

Secretário de Educação, Pedro Fernandes
Secretário de Educação, Pedro Fernandes -
O secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, foi preso na manhã desta sexta-feira no condomínio Península, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ex-secretária Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, também teve um mandado de prisão expedido na operação de hoje e é procurada pela polícia. 
O secretário deve cumprir prisão domiciliar porque apresentou um laudo que aponta que está com covid-19. 
A investigação trata de um esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, durante o governo Sergio Cabral e Pezão, quando Pedro Fernandes comandou a pasta estadual de Assistência Social. O montante desviado seria de R$ 17 milhões. Pedro Fernandes recebia cerca de 20% de propina, segundo investigadores. 
Entre os serviços oferecidos pela Fundação, que teriam sofrido desvios no contrato, estão cirurgias de catarata, exames de vista e doação de óculos.
Cristiane Brasil foi secretária municipal de Envelhecimento Saudável nos governos Cesar Maia e Eduardo Paes. Ela chegou a ser nomeada para ministra do Trabalho no governo Temer, mas teve a posse suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em breve, mais informações.