Mais Lidas

Crivella na mira de novo

Pedido protocolado pelo Psol na Câmara pode ser votado amanhã

Votação pela abertura de processo contra Crivella, dia 3, terminou com placar apertado a favor do prefeito
Votação pela abertura de processo contra Crivella, dia 3, terminou com placar apertado a favor do prefeito -

O PSOL protocolou, ontem, novo pedido de abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), na Câmara Municipal. Segundo o documento entregue ao presidente da Casa, Jorge Felippe (DEM), o prefeito cometeu improbidade administrativa, crime de responsabilidade e desvio de verbas públicas. Se o pedido for aprovado, os vereadores votarão para a admissibilidade do processo amanhã. A iniciativa foi motivada pelas denúncias do Ministério Público do Rio (MPRJ) sobre suposto esquema de corrupção envolvendo o prefeito e homens de sua confiança, que teriam recebido R$ 1 bilhão na gestão Crivella.

Segundo o vereador do PSOL Tarcísio Motta, as denúncias são gravíssimas. "O QG da Propina é caso ainda mais grave que o dos Guardiões do Crivella, ainda mais explícito. Se ficar comprovada a participação direta do Crivella, ele precisa ser afastado".

A base governista liderada pelo vereador Jorge Manaia (PP), se movimentou para instaurar uma CPI. Ele teve o apoio de 23 vereadores, mais do que as 17 assinaturas necessárias. Para a oposição, trata-se de manobra para criar uma CPI chapa-branca, de aliados ao governo. Essa é a quinta vez que o PSOL tenta realizar a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella, que tem conseguido forma base aliada com votos suficientes para barrar os processos de impeachment.