Mais Lidas

Produtor sabe que conservação é fundamental para o negócio, diz ministra da Agricultura

"O agronegócio bom é o agronegócio que preserva", enfatiza Tereza Cristina

Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o agronegócio e o meio ambiente não podem andar dissociados. "O produtor sabe que conservação é fundamental para o seu negócio", acrescentou a ministra, que participou na manhã desta quinta-feira, do Estadão Live Talks, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Tendências Consultoria. 
Ao comentar sobre uma carta que 230 organizações, entre ONGs, produtores, institutos de pesquisa e grandes empresários, enviaram nesta semana ao governo federal, com propostas para deter o desmatamento na Amazônia, Tereza Cristina disse "ficar feliz" de ver essa convergência entre agronegócio e ambientalistas. "Mas essa convergência tem de ser real", assinalou.
A ministra e vários outros membros do governo, como o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, têm exortado a iniciativa privada a participar mais, com recursos, da preservação da Amazônia. De todo modo, considerou o documento "bom para ser analisado e refletido".
Quanto à legislação ambiental, ela disse que o País "tem bons exemplos" no tema, como o Código Florestal, que trouxe "bom senso e equilíbrio". "Agora, temos de ter a obrigação de cumprir a lei; isso é fundamental para o agronegócio", disse. "Já os malfeitos temos de corrigir; todo mundo tem."