Mais Lidas

Com sabor de crise! Comércio e consumidores se preparam para entrega de doces domingo que vem

Preparativos para o dia de Cosme e Damião já começaram

Lojas de doces do Mercadão de Madureira, na Zona Norte, registraram alta de movimento ontem
Lojas de doces do Mercadão de Madureira, na Zona Norte, registraram alta de movimento ontem -

O comércio e os seguidores da tradição de distribuir doces no dia de Cosme e Damião começaram os preparativos para a data, no próximo domingo. No último sábado, em Madureira, a movimentação dos consumidores era grande.

Apesar das recomendações das autoridades de saúde, as ruas estavam cheias. Nas lojas, consumidores precisavam seguir a risca as regras e manter o distanciamento social durante as compras. "Sabemos dos riscos, mas não podemos deixar a tradição ser apagada. Sabemos que as crianças podem levar o vírus para casa, por isso vamos tomar todo cuidado na distribuição e evitar aglomerações", disse Gisele Rocha, moradora de Ricardo de Albuquerque.

O vendedor Ricardo Pinai, 47 anos, morador de Piedade, foi às compras com a família. Ele concorda que a tradição não pode ser esquecida. "É um cenário diferente. A gente vai seguir as recomendações dos órgãos de saúde, higienizar os saquinhos antes da distribuição e evitar aglomerações. As crianças esperam todos os anos por esse momento, não podem decepcioná-las", diz.

Apesar da queda nas vendas em comparação ao ano passado, a procura foi grande. Rodrigo Garanito, gerente da loja de doces Big 2000, em Madureira, comemorou. "A gente acreditava que esse ano já estava perdido, mas graças Deus tudo mudou. Antes, a gente via família de cinco até dez pessoas aqui na loja, hoje no máximo duas ou três" conta.

TRADIÇÃO INTERROMPIDA

No Pechincha, um morador da Rua Ana Silva, vai quebrar a tradição de 35 anos distribuindo doces no Cosme e Damião para evitar aglomeração. Uma faixa estendida na porta do imóvel avisando o cancelamento chamou a atenção de quem passava pelo local.

Questionada, a prefeitura do Rio explicou que "as atividades religiosas externa devem seguir todas as medidas obrigatórias de prevenção e combate à Covid-19, como o distanciamento de dois metros entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras, além de controle para evitar aglomeração.