Mais Lidas

Pedagoga leva soco em abordagem policial e é ofendida: 'preta, vagabunda'

Ocorrência foi filmada e publicada nas redes sociais pelo filho de Eliane, que também foi abordado

Vídeo mostra momento em que Eliane foi derrubada e recebeu soco no rosto
Vídeo mostra momento em que Eliane foi derrubada e recebeu soco no rosto -
Amapá - A pedagoga Eliane Espírito Santo, de 39 anos, sofreu uma abordagem violenta da Polícia Militar em Macapá. A mulher, que levou um soco no rosto e recebeu várias ofensas, chegou a ser detida por "desacato e desobediência".
A ocorrência foi filmada e publicada nas redes sociais pelo filho de Eliane, que também foi abordado. Pouco tempo depois, o vídeo viralizou, causando revolta em internautas.
"Para mim isso foi uma tortura, mexeu muito com meu psicológico. [...] Eu fui chamada de preta, fui chamada de vagabunda por eles na delegacia. Eu me senti ofendida e para mim foi um preconceito muito grande, porque éramos os únicos negros ali", disse ela ao portal G1.
"A polícia já abordou a gente apontando as armas para o carro. Abordou todo mudo menos eu; um deles deu um soco no estômago do meu marido. Eu falei para a equipe liberar o adolescente porque ele é do interior, e estava sob minha responsabilidade. Eu atravessei, fiquei na calçada de casa. Só um deles me agrediu", recorda.
A abordagem ocorreu na sexta-feira à noite. Após repercussão, o governador do Amapá, Weldez Góes, afirmou que as imagens "envergonham as forças armadas de segurança do Estado" e reconhece que a ocorrência é "recheada de atitudes racistas". De acordo com o governo do estado, os policiais serão afastados para investigação.