Mais Lidas

A volta às aulas em Niterói

Prefeitura autoriza retorno das atividades presenciais para o Ensino Médio

José Antônio Júnior, vice-diretor do Instituto GayLussac, escola em Niterói
José Antônio Júnior, vice-diretor do Instituto GayLussac, escola em Niterói -

A escola particular GayLussac, no bairro de São Francisco, em Niterói, se preparou durante dois meses para reabrir as portas aos alunos na manhã de hoje, após seis meses de aulas on-line. A retomada das atividades presenciais vem após a liberação da prefeitura, que autorizou na sexta-feira, em projeto piloto, a volta às aulas para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, de 14 a 17 anos. Alunos da Educação Infantil só retornam em 2021.

A Prefeitura de Niterói informou que a autorização "não é obrigatória e cada escola tem autonomia para retornar às atividades presenciais no tempo que for melhor, desde que sigam os protocolos estabelecidos".

Na rede pública estadual, a volta às aulas está autorizada para 5 de outubro. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação explicou que a data vale para as "regiões que permaneçam em baixo risco" até 14 dias antes do retorno previsto.

Sindicatos e federações de profissionais de ensino são contra a retomada

Sindicatos de professores enxergam com desconfiança o retorno das aulas na capital e Região Metropolitana. O professor Robson Terra, coordenador da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado (Feteerj), diz que classe é contra o retorno pela defesa da saúde de professores e crianças. "A federação está alinhada com todos os sindicatos na defesa do nosso interesse, que é a preservação da saúde de professores, profissionais de educação e alunos. A nossa perspectiva é a luta pela preservação de vidas. Lutar para não ter luto. Nós já fizemos mais uma assembleia com os Sinpros (Sindicatos dos Professores). A decisão é defender o máximo possível a saúde de professores e crianças", afirma Terra.
"Defendemos o retorno às aulas apenas com vacinação, ou protocolos rígidos de segurança. Tendo essas condições, não há problema em ter retorno às aulas. O problema é que não temos nenhuma instituição sanitária que aponte que há segurança. Defendemos a manutenção das aulas remotas".

Reabertura é discutida em outros estados

A volta às aulas presenciais tem sido debatida em outros estados do país. Ontem, escolas particulares do Distrito Federal foram autorizadas a retomar as atividades da educação infantil - de 0 a 5 anos -, mas uma batalha judicial torna o cenário incerto. A expectativa é que 25% dos alunos retomem presencialmente. Alunos mais velhos devem voltar em outubro. No Amazonas, as atividades começaram em agosto, mas o aumento de casos de covid-19 deixou professores em alerta. O Sindicato dos Trabalhadores de Ensino do Amazonas (Sinteam) está em estado de mobilização, enquanto a Justiça decide sobre a suspensão ou manutenção das aulas na rede estadual. No Rio Grande do Sul, o calendário começou em setembro, com a educação infantil. A previsão de término do ano letivo é em novembro. No Pará, o governo autorizou aulas presenciais em regiões de baixo risco de infecção.
José Antônio Júnior, vice-diretor do Instituto GayLussac, escola em Niterói Cléber Mendes
Rio,21/09/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,NITEROI,Escolas de Niterói se preparam para os desafios da volta às aulas,Instituto Gaylussac vai voltar com as aulas presenciais.Na foto, marcacao de distaciamento.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia Cléber Mendes
Rio,21/09/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,NITEROI,Escolas de Niterói se preparam para os desafios da volta às aulas,Instituto Gaylussac vai voltar com as aulas presenciais.Na foto, sala de aula com numero de permanencia de pessoas.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia Cléber Mendes
Rio,21/09/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,NITEROI,Escolas de Niterói se preparam para os desafios da volta às aulas,Instituto Gaylussac vai voltar com as aulas presenciais.Na foto, marcacao de distaciamento.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia Cléber Mendes
Distanciamento entre carteiras é uma das medidas para evitar covid-19 Cléber Mendes
Rio,21/09/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,NITEROI,Escolas de Niterói se preparam para os desafios da volta às aulas,Instituto Gaylussac vai voltar com as aulas presenciais.Na foto,Jose Antonio Junior, Vice Diretor do Colegio.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia . Cléber Mendes
No chão de toda a escola, alertas contra as aglomerações Cléber Mendes