Mais Lidas

De olho nos hospitais

Secretaria Estadual de Saúde libera sistema que regula espera de pacientes do SUS

O secretário Alex Bousquet espera maior controle sobre leitos
O secretário Alex Bousquet espera maior controle sobre leitos -

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) formalizou, ontem, em encontro na sede da pasta, no Centro, o acesso do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Rio ao Sistema Estadual de Regulação (SER), que reúne informações e demandas de cidadãos fluminenses por serviços de alta complexidade, na rede pública de saúde, ambulatoriais e de internação.

O acesso ao sistema era uma solicitação que o Ministério Público e a Defensoria Pública vinham pleiteando desde o início do governo de Wilson Witzel, que está afastado do cargo por 180 dias por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A publicidade das informações também atende à Lei 8.782/2020, que determina a publicação na internet da lista de espera de pacientes, que serão submetidos a cirurgias eletivas e exames de alto custo, realizados com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O dispositivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e sancionado pelo governo do estado, em abril.

"Agora, com as chaves de acesso que estamos dando hoje aos órgãos de controle, eles poderão visualizar e acompanhar a situação real de cada paciente, de cada serviço", explicou o secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, que ontem completou três meses à frente da secretaria.

"Esperamos que essa transparência favoreça a população na busca por esses serviços, e que possamos encontrar, junto com esses órgãos, as melhores soluções para os problemas na rede pública de saúde".

Comentários