Mais Lidas

Elias Maluco é achado morto

Traficante cumpria pena no Paraná pelo assassinato do jornalista Tim Lopes

Elias Maluco foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes
Elias Maluco foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes -

O traficante Elias Pereira da Silva, mais conhecido como Elias Maluco, foi encontrado morto na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, na tarde de ontem. Havia sinais de enforcamento, segundo o portal UOL. O criminoso, que tinha 54 anos, estava preso desde 2002 e havia sido condenado, em 2005, a 28 anos e seis meses de prisão pela morte do jornalista Tim Lopes, com requintes de crueldade.

Elias Maluco era integrante da facção criminosa Comando Vermelho e considerado líder do tráfico de drogas nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. Além de ser acusado pela morte de dezenas de pessoas, o traficante também tinha uma condenação, em 2013, a 10 anos, sete meses e 15 dias de reclusão por lavagem de dinheiro.

De acordo com Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná, a família do criminoso já foi comunicada sobre a morte pelo Serviço Social do Presídio Federal. A Polícia Federal também foi acionada para realizar a perícia.

Uma filha de Elias, Júlia, publicou no Instagram: "Mataram meu pai, ele não se suicidou. Eu tenho certeza". O Depen não esclareceu as circunstâncias da morte. De acordo com o órgão federal, o local da morte foi preservado até a chegada da Polícia Federal.

O asssassinato de Tim Lopes 

Em junho de 2002, a quadrilha liderada por Elias Maluco rendeu e matou Tim Lopes, que fazia uma reportagem sobre abuso de menores em um baile funk na Vila Cruzeiro, favela da Zona Norte do Rio. O corpo do jornalista foi queimado numa fogueira de pneus. Além de Elias Maluco, outras seis pessoas foram condenadas pelo crime.