Mais Lidas

Primavera onde?

Estação começa no Rio com jeito de inverno: muita chuva e ruas alagadas

Passageiro da SuperVia abre guarda-chuva no trem. Alagamento interditou a Rua Jardim Botânico
Passageiro da SuperVia abre guarda-chuva no trem. Alagamento interditou a Rua Jardim Botânico -

A primavera começou às 10h31 de ontem e o inverno se despediu, deixando a cidade em estágio de atenção devido às fortes chuvas desde a madrugada e registros de bolsões d'água em vários bairros. De acordo com o Centro de Operações (COR), entre a noite de segunda e a madrugada de ontem foram registradas três quedas de árvores. A Defesa Civil municipal também acionou 28 sirenes em 13 comunidades com alto risco de deslizamento, como Rocinha, na Zona Sul; e Morro da Formiga, na Zona Norte.

Segundo o COR, em 24 horas os locais que registraram maiores acumulados de chuva foram Sepetiba, Alto da Boa Vista e Barra/Barrinha. Nas estações pluviométricas do Alto da Boa Vista e da Grota Funda choveu em apenas um dia mais do que o esperado para o mês inteiro.

De acordo com o Inmet, entre 6h e 7h foram registradas rajadas de vento de 63,7km/h, no Forte de Copacabana. Entre 10h e 11h houve registro de rajada de 56,6km/h, na Base Aérea de Santa Cruz. Segundo o Alerta Rio, o tempo seguirá instável na cidade devido ao lento deslocamento de uma frente fria e ao posterior transporte de umidade do mar para o continente.

O céu estará encoberto, com chuva fraca a moderada no período da manhã e chuva moderada a forte isolada a partir da tarde.

Os ventos serão predominantemente moderados, com ocasionais rajadas de intensidade forte. As temperaturas apresentarão declínio, sendo a mínima prevista de 17°C e a máxima de 24°C.

O aviso de ressaca também foi prorrogado até hoje, com ondas de até três metros.

A Comlurb colocou equipes em prontidão desde a noite de segunda-feira, atuando em ocorrências de bolsões de água e queda de árvores. O contingente é de 1.038 garis.