Mais Lidas

Senado aprova extensão do contrato de profissionais de saúde no Rio

Outra mudança foi a extensão do prazo dos contratos para 31 de dezembro de 2020, fim do estado de calamidade decretado no país

Senado aprova prorrogação do contrato de profissionais de saúde no Rio
Senado aprova prorrogação do contrato de profissionais de saúde no Rio -
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória (MP) 974/20, que autoriza o Ministério da Saúde a prorrogar contratos de trabalho de 3.592 profissionais temporários de saúde que atuam nos seis hospitais federais localizados no estado do Rio. A matéria segue para sanção presidencial.
"Os enormes esforços na área da saúde pública para enfrentamento dos desafios impostos pela covid-19 simplesmente não autorizam que se abra mão de 3.592 profissionais sem que isso resulte em um sacrifício ainda maior à população do Rio de Janeiro", disse o relator da matéria no Senado, Confúcio Moura (MDB-RO).

A MP sofreu alterações na Câmara dos Deputados. Dentre elas, foi suprimido o trecho que permitia uma recontratação emergencial de profissionais de saúde cujos contratos tenham se encerrado há menos de 24 meses. Outra mudança foi a extensão do prazo dos contratos para 31 de dezembro de 2020, fim do estado de calamidade decretado no país. O texto original previa 30 de novembro.

À época da edição da MP, em maio, o governo argumentou que manter os médicos, enfermeiros e demais profissionais temporários é essencial para o enfrentamento à covid-19 no estado, então um dos mais afetados pela pandemia.