Mais Lidas

Wilson Witzel contra a parede

Alerj decide prosseguir no impeachment: 69 a 0

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade o prosseguimento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). Dos 70 deputados, 69 votaram sim. O deputado João Peixoto (DC) está de licença médica e por isso não compareceu. Witzel está sendo processado por crime de responsabilidade, por suspeita de fraudes na Saúde em meio à pandemia. A resolução será publicada no Diário Oficial ainda hoje.

A votação começou às 15h. Todos foram contra Witzel, que já está afastado do cargo por 180 dias, desde 28 de agosto, por outro processo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Witzel fez sua defesa por videoconferência. "O que tem acontecido é algo absolutamente injusto, não tive direito de falar nem na Assembleia e nem nos tribunais. Estou sendo linchado moralmente e politicamente, sem direito de defesa", disse.

Como mais de dois terços dos 70 deputados votaram a favor do impeachment, a denúncia será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). O tribunal, então, formará um grupo composto por cinco deputados e cinco desembargadores, para definir os ritos finais do processo. Ao receber a denúncia, o tribunal decretará um novo afastamento, por 180 dias, do governador. O relatório do deputado estadual Rodrigo Bacellar (Solidariedade), aprovado pela Comissão Especial da Alerj no dia 17 de setembro, alega que há indícios de que o governador afastado tenha cometido crime de responsabilidade por meio do recebimento de vantagens indevidas.