Mais Lidas

Processo continua

Tribunal julgará Witzel, que fala em 'linchamento'

Com a aprovação do prosseguimento do processo de impeachment contra o governador afastado Wilson Witzel, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, vai sortear virtualmente, na manhã de segunda-feira, os cinco desembargadores que participarão do Tribunal Misto, que vai julgar o processo de impedimento. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai eleger, nesta terça-feira, os cinco deputados com mais votos, entre os postulantes às vagas, que também participarão da comissão.

Hoje, será publicado no Diário Oficial o edital com as regras e trâmites para eleição. Ontem, deputados como Alexandre Freitas (Novo) e Valdeck Carneiro (PT) protocolaram as candidaturas. O grupo terá 120 dias para chegar a uma conclusão. Os cinco desembargadores serão sorteados entre os 180 que compõem o Tribunal de Justiça.

O governador afastado se pronunciou ontem pelo Twitter sobre a aprovação da continuação do processo de impeachment, na noite de quarta-feira. Witzel considera que sofre "um linchamento moral e político a partir da palavra, sem provas, de delatores, ou seja, bandidos confessos", disse, acrescentando que provará sua inocência. Na publicação, Witzel negou novamente as acusações de corrupção. Ele escreveu que enfrenta esse processo de impedimento "de cabeça erguida porque nunca compactuei com a corrupção em toda a minha vida".

"Afastar um governador do mandato da forma como fazem comigo hoje é matar a democracia. Quem serão os próximos? A escolha será do Ministério Público, com suas teorias especulativas que vendem jornais", escreveu Witzel.