Mais Lidas

Inelegível até 2026

Crivella é condenado por levar funcionários da Comlurb a comício do filho em 2018

Crivella vai recorrer e estuda anular votação com base em ligação de desembargador com a Lamsa
Crivella vai recorrer e estuda anular votação com base em ligação de desembargador com a Lamsa -

Os sete desembargadores da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio decidiram ontem, por unanimidade, tornar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inelegível a cargos públicos até 2026. Crivella foi condenado por abuso de poder político e conduta vedada a agente público por ter realizado, em 13 de setembro de 2018, reunião eleitoral com funcionários da Comlurb na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá para promover as candidaturas de seu filho, Marcelo Hodge Crivella, e Alessandro da Silva Costa, aos cargos de deputado federal e estadual nas eleições daquele ano.

A decisão também alcança os então candidatos, que foram condenados pelos mesmos crimes eleitorais imputados ao prefeito. Os três ainda terão que pagar multa de R$ 106,4 mil cada um.

O prefeito Marcelo Crivella disse que vai recorrer da decisão. A análise do seu pedido de candidatura à reeleição consta como "aguardando julgamento" no portal de registro de candidaturas do TSE.

O processo que deu origem à condenação de Marcelo Crivella no TRE foi movido pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o colegiado da Corte entendeu haver provas de que dezenas de funcionários da Comlurb haviam sido transportados em veículos oficiais para o evento de cunho eleitoral na quadra da escola de samba e que pelo menos os motoristas estavam em horário de expediente.