Mais Lidas

Sem água até amanhã

Cedae dá prazo para normalizar situação em 18 bairros do Rio e 2 cidades na Baixada

Hospital precisou cancelar cirurgias, que foram remarcadas para a próxima semana. Carros-pipa fizeram abastecimento na unidade
Hospital precisou cancelar cirurgias, que foram remarcadas para a próxima semana. Carros-pipa fizeram abastecimento na unidade -

Um vazamento na Elevatória do Lameirão — conjunto de equipamentos que bombeia água para os municípios do Rio de Janeiro e Nilópolis — prejudicou, ontem, a realização de cirurgias no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. De acordo com a assessoria da unidade, todas as cirurgias que estavam agendadas na parte da manhã tiveram que ser adiadas e remarcadas para semana que vem, por falta de água. Até o fechamento desta edição, o hospital seguia dependendo de caminhões-pipa.

Em nota, a Cedae afirmou que técnicos estão realizando reparos na Elevatória Lameirão e que esta já está operando com 75% de sua capacidade total. O prazo dado para a normalização do serviço é de 48 horas (até amanhã). Por fim, a companhia destacou que "para atender hospitais e outros serviços essenciais, foi montado esquema especial com oferta de carros-pipa durante este período".

Pelo menos 18 bairros do Rio e dois municípios da Baixada Fluminense — Nova Iguaçu e Belford Roxo — também foram afetados. Na capital, houve falta d'água em Vila Isabel, Tijuca, Grajaú, Anchieta, Água Santa, Pavuna, Campo Grande, Sepetiba, Ilha do Governador, Santa Cruz, Cascadura, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Senador Camará, Ricardo de Albuquerque, Coelho da Rocha, Cachambi e Oswaldo Cruz.

Na página da Cedae, no Facebook, um consumidor comentou: "Um absurdo fazerem isso em plena pandemia, onde muitas casas têm idosos e crianças que necessitam de água!". A Cedae orientou que "clientes que possuam sistema de reserva interna (cisterna e/ou caixa d'água) utilizem a água armazenada somente para tarefas essenciais".

Comentários