Mais Lidas

Bom senso é essencial

No MEIA HORA é todo dia assim: um por todos e todos pela melhor capa possível

Antes de começar cada reunião de pauta, que define as reportagens que serão veiculadas naquela edição, muitas ideias de capa já surgiram num bate-papo com o porteiro, taxista, vizinho ou até num meme visualizado na internet. A partir daí, cada jornalista vai dando a sua sugestão e melhorando a manchete. Em muitos casos, quando o assunto é mais delicado, surge a pergunta: "Tem como fazer essa piada?". Tem dia que não dá e não forçamos a barra.

O bom senso caminha lado a lado com a premissa de que buscar o inusitado, o diferente e o criativo é o diferencial, mas sem que isto seja uma necessidade vital. Quando a capa não é engraçada, pessoas se frustram e é comum ouvirmos: "Poxa, hoje está ruim". Mas o MEIA HORA é um jornal, ou seja, faz Jornalismo, não humor. Ao mesmo tempo, todo jornaleiro sabe que uma risada de uma capa na banca motiva o leitor a comprar aquela edição.

Uma das capas históricas foi em 2011, quando o então casal 20 do telejornalismo brasileiro não dividiria mais a bancada do JN — na época, a apresentadora Fátima Bernardes estava casada com William Bonner. O jeito bem-humorado de levar informação aos leitores também esteve presente em outras manchetes, como "Luana não tem mais Dado (foto do ator) em casa". O MEIA HORA não mudou a essência ao longo dos anos, apenas passou a trazer os fatos diversos do ineditismo e do humor (faits divers).

Em 2010, o MEIA foi pioneiro ao fazer a tradução de 'Preso surdo pedófilo' para Libras. E você já viu uma manchete gaguejando? Em 2009, numa guerra da milícia, a capa estampou "Ma-ma-mataram o ga-ga-guinho". Mas o jornal sabe ser sério quando a realidade exige. Uma das publicações mais comoventes foi sobre o massacre na escola de Realengo, que deixou 12 adolescentes mortos, em 2011. Nada de cadáver e sangue na capa, e sim uma chamada poética. A mais sensível e emocionada primeira página sobre a tragédia carioca. Capa sem 'espirrar' sangue para não criar estigma negativo.