Mais Lidas

'Cercadinhos' e aperto aos bares! Prefeitura quer mais rigor contra aglomeração

Ideia é apertar a fiscalização para evitar tumultos em época de pandemia

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro -

A prefeitura estuda demarcar espaços nas areias para grupos familiares e apertar a fiscalização em bares e restaurantes que insistirem em permitir aglomerações, podendo até cassar o alvará de funcionamento. As medidas serão colocadas em prática caso a curva da doença suba de forma preocupante. A afirmação é do médico Jorge Darze, subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde, para quem a resistência da população em cumprir os protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19 podem colocar em risco o plano de retomada da atividade econômica no município.

"Os donos de bares que agem de forma errada estão comentendo crime contra a saúde pública. Estamos aplicando multas, mas esses empresários estão nos levando a tomar medidas mais duras", afirma Darze. Para a demarcação de "cercadinhos" na areia, o subsecretário afirma estar avaliando onde o projeto será implementado em fase de testes.

Segundo Darze, na última semana aumentou a busca por leitos nos hospitais, mas os percentuais de ocupação ainda não representam risco. "Temos taxa de ocupação de 75% dos leitos de UTI e 57% de leitos de enfermaria. Por outro lado, estamos abrindo progressivamente 95 leitos na rede municipal de saúde. Eles custam R$ 4 mil a diária, e estão sendo habilitados pelo Ministério da Saúde. Isso nos dá uma maior tranquilidade", afirma.