Mais Lidas

Professores mantêm greve

Assembleia com mais de 400 profissionais decidiu manter a "greve pela vida"

Rio de Janeiro - RJ  - 01/10/2020 - Geral - Retorno das aulas nas escolas particulares no Rio de Janeiro - na foto, Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, zona sul do Rio -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 01/10/2020 - Geral - Retorno das aulas nas escolas particulares no Rio de Janeiro - na foto, Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, zona sul do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -

Apesar de a Justiça determinar a volta às aulas presenciais no Rio, professores decidiram manter a chamada "greve pela vida". A decisão foi tomada numa assembleia que reuniu mais de 400 decentes, promovida pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio), sábado. Segundo o sindicato, os professores só retornam com garantia de saúde, com base em rígidos protocolos de segurança.

Universidades federais chegam no EAD

Com a chegada da pandemia, a maior parte das aulas das universidades federais ficaram suspensas. Agora, a partir deste mês, a maioria dessas instituições vai passar a promover aulas de graduação remotas. Segundo o Monitoramento das Instituições de Ensino, criado melo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras estão adeptas a modalidade de ensino a distância. 
Apesar dessas instituições serem vinculadas ao MEC, a decisão de oferecer as aulas ou não é da própria universidade, que deve avaliar todas as condições de atuação. O ano letivo de 2020 deve ser encerrado até maio de 2021, segundo a plataforma do MEC, que é atualizada pelas próprias instituições.