Mais Lidas

Abertura de cadastramento do Pix bomba nos bancos

Modelo tem transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias na semana

O que é o Pix? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo meio de pagamentos
O que é o Pix? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo meio de pagamentos -

No dia de abertura de cadastramento das chaves do Pix, mais de três milhões de clientes se registraram no meio de pagamentos criado pelo Banco Central (BC). O novo modelo vai permitir transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana. Entretanto, agora o período e só para cadastro, pois o sistema só entra em funcionamento em 16 de novembro. Durante todo o dia, clientes relataram dificuldade para acessar os aplicativos dos bancos para conseguir realizar o cadastro. Com a instabilidade, alguns chegaram até sair do ar.

LEIA TAMBÉM: O que é o Pix? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo meio de pagamentos

De acordo com o Banco Central, até as 17h da última segunda-feira, o número de cadastros foi bem expressivo na fase de teste. "Lembrando que o cadastro pode ser feito a partir de hoje quando o correntista quiser. Hoje é tão somente o início do cadastro do novo modelo de pagamentos. A chave é apenas um facilitador para receber um Pix. Recomendamos muito que o usuário cadastre a chave quando quiser, mas ela não é condição imprescindível para fazer um Pix", disseram a entidade, em nota.

Para o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Carlos Eduardo Brandt, o interesse no cadastro indica o nível de expectativa e de valor agregado que as pessoas estão vislumbrando no Pix. "É número bastante significativo, considerando que estamos na fase inicial."