Mais Lidas

Novidade! Complexo da Penha ganha ponto turístico

Bar e restaurante da Vila Cruzeiro está na rota do turismo. Local tem vista para Baía de Guanabara e da Igreja Nossa Senhora da Penha

Cristo da Penha - Comunidade da Penha agora tem um ponto turístico para visita de turistas e cariocas.
Cristo da Penha - Comunidade da Penha agora tem um ponto turístico para visita de turistas e cariocas. -

Quem olha o estiloso espaço de entretenimento e o Cristo Redentor de led, em um dos pontos mais altos da Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, não imagina que há cerca de dois anos ali havia só um terreno abandonado usado para descarte de lixo. De cara nova e com o nome de Konteiner, o antigo lixão agora é um bar e restaurante. Com vista privilegiada do Complexo da Penha, da Baía de Guanabara e da Igreja Nossa Senhora da Penha, o local virou ponto turístico do Rio. 

"É um reconhecimento importantíssimo, pois nos coloca em um patamar diferente. Nós, de comunidades, somos muito tachados e desacreditados, as pessoas sempre buscam justificativa pejorativa para nossas realizações. Vai sanar um pouco do preconceito e medo que alguns ainda têm em conhecer o local por ser dentro de comunidade", diz Pedro Almeida, 28, um dos sócios do Konteiner.

Servir de inspiração é o desejo de Pedro. "Outros mirantes estão surgindo no Rio e em outras comunidades. Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse crescimento ordenado e com responsabilidade".

A iniciativa de criar o Konteiner veio de quatro moradores da favela que sentiam falta de algo diferente pra curtir, mas sem que fosse necessário sair dela pra isso. Além do bar e restaurante, os nove contêineres vão abrigar ainda uma loja de roupa e uma barbearia, que não foram inauguradas por conta da pandemia.

"A ideia era criar um espaço de dentro da comunidade de onde somos criados e nascidos, com a carência de entretenimento sem ser os bailes funks já existentes, pensamos em juntar nossas forças para criar dentro de um lugar de tristeza e sofrimento algo que pudesse representar ali a alegria que existe. Além disso, incentivar através do empreendedorismo, novas ideias para os jovens de comunidades", conta Pedro.

 

Cristo da Penha - Comunidade da Penha agora tem um ponto turístico para visita de turistas e cariocas. Foto de Daniel Castelo Branco
Konteiner Divulgação