Mais Lidas

Estado retoma aulas

Data vale somente para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da 4ª fase da EJA

As aulas presenciais nas escolas estaduais serão retomadas. O governo anunciou ontem que a volta será em 19 de outubro. A data só é válida para alunos do 3º ano do Ensino Médio e da quarta fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As outras séries não voltarão até o fim do ano. De acordo com a Secretaria de Educação, a escolha pela volta prioritária do 3° ano é para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados no Enem, com a primeira fase em 17 de janeiro. O governo estima que pouco mais de 120 mil alunos voltarão nesse momento. A pasta adotará a aprovação automática — ninguém será reprovado.

"Precisamos que esses alunos sejam competitivos. A ideia desse ano, por óbvio, é não reprovar ninguém, mas proporcionar que ele tenha conhecimento necessário", comentou o governador em exercício Cláudio Castro.

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, confirmou ontem a defasagem no aprendizado do aluno da rede estadual, que não teve acompanhamento adequado online. "O calendário será comunicado na terça-feira. Não faremos mágica achando que recuperamos em 35 dias o que não foi feito em 180. Mas confio nos educadores do estado".

Apesar do anúncio, a decisão final sobre a volta às aulas depende de autorização das secretarias de Saúde dos municípios. Entre os educadores, a exceção à volta são os com mais de 60 anos, além de gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas, todos grupo de risco da Covid-19.

Escolas municipais do Rio ainda sem previsão

A rede municipal, que cuida da Educação básica no Rio, informou em nota ontem, que ainda não definiu o retorno das séries. "Todas as decisões precisam antes de avaliação do Comitê Científico Municipal da Secretaria Municipal de Saúde, órgãos competentes para indicar a data de retorno às aulas. Quando ocorrer um futuro retorno, as escolas estarão dotadas dos equipamentos de proteção necessários, haverá readequação dos espaços, redimensionamento das salas de aula e todos os procedimentos estabelecidos pela Vigilância Sanitária serão cumpridos".

Já as escolas particulares retomaram em 1° de outubro, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio. Algumas, no entanto, ainda convivem com o temor da Covid-19. Na quarta-feira, o tradicional Colégio Santo Inácio suspendeu as aulas após suspeita de coronavírus em um aluno do 1° do ano do Ensino Médio.

Assembleia sobre greve

A decisão da volta presencial provocou reação dos professores. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe RJ) fará hoje assembleia para definir se mantém a "greve pela vida", a favor da permanência em ensino remoto por conta da pandemia. O sindicato acredita que a maioria dos profissionais da rede estadual é contra a retomada das aulas presenciais. O estado conta com cerca de 60 mil professores. Uma possibilidade que será sugerida é o ensino em 'ciclos' de dois ou três anos. O aluno que está no 2º ano do Ensino Médio em 2020 seguiria na mesma série até o fim de 2021, para que consiga receber todo o conteúdo do ano letivo.

Opção para os alunos

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, informou que estudantes que não se sentirem à vontade para retornar este ano poderão cursar a 3ª série do Ensino Médio no ano que vem. Salas de aula, refeitórios e áreas de circulação devem ser adequados às regras de distanciamento social. Outros pontos a serem seguidos são equipamento de proteção individual, como luvas e face shield distribuídos a funcionários; máscaras faciais fornecidas a servidores e alunos; escolas precisarão ter dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores; filtros de ar-condicionado limpos; limpeza em geral com água sanitária. Bebedouros serão lacrados.

Comentários