Mais Lidas

Defensoria Pública do Rio oferece serviços jurídicos gratuitos por aplicativo

Nova plataforma permitirá a realização de agendamentos, encaminhamento de documentações e acesso a informações sobre processos

O aplicativo facilitará os contatos virtuais com a Defensoria
O aplicativo facilitará os contatos virtuais com a Defensoria -
Rio - A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lançará nesta quarta-feira (14), o aplicativo "Defensoria RJ", que permitirá que as pessoas que buscam justiça gratuita ou que já são assistidas pela instituição possam ter acesso direto à Defensoria.
O aplicativo vai oferecer agendamento de atendimentos tanto remotos quanto presenciais, encaminhamento de documentações, consulta, remarcação e cancelamento de agendamentos. Além de propor uma interação entre os usuários e a Defensoria, com a finalidade de obter informações sobre processos em andamento. Somente atendimentos urgentes ainda precisarão ser feitos presencialmente.
"A pandemia fez com que a Defensoria do Rio vivenciasse a necessidade do atendimento inteiramente remoto, que foi um sucesso. Agora, com o aplicativo, será possível manter um modelo híbrido, em que apenas em casos especiais e com agendamento prévio será necessário que o usuário dos nossos serviços se desloque a um de nossos endereços. O Defensoria-RJ será uma ferramenta fundamental para facilitar o acesso de todos à assistência jurídica gratuita e integral", explicou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.
Para utilizar o serviço o usuário terá que baixar o aplicativo e realizar um cadastro simples, com nome, CPF e foto do RG. Após o acesso, todas as interações serão com defensores e servidores que terão acesso total aos casos reportados no aplicativo. O aplicativo Defensoria RJ se unirá ao 129, telefone da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), facilitando o contato dos assistidos com o órgão.