Mais Lidas

Salles defende 'boi bombeiro' citado por Tereza Cristina

'Ouvimos de várias fontes diferentes sobre a necessidade de haver um reconhecimento do papel da criação de gado no Pantanal', disse o ministro do Meio Ambiente

Comissão da Senado acompanha a situação do Pantanal e pede esclarecimentos de Ricardo Salles
Comissão da Senado acompanha a situação do Pantanal e pede esclarecimentos de Ricardo Salles -
Nesta terça-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que concorda com a afirmação do "boi bombeiro" feita por Tereza Cristina, ministra da Agricultura. Tereza Cristina disse que o gado agiria como "bombeiro" por comer o capim do bioma, evitando que o fogo se alastrasse. A afirmação foi feita na semana passada durante audiência pública na comissão do Senado que debate ações do governo contra incêndios no Pantanal.
Salles defendeu a frase de Tereza Cristina dizendo que tem "fontes diferentes" sobre a inportância da pecuária no Pantanal, mas não citou ou identificou nenhuma dessas fontes. "Outra discussão que vem dando bastante polêmica diz respeito à história do "boi bombeiro" e a criação de gado do Pantanal. A própria ministra Tereza Cristina fez um comentário esta semana acerca da importância da criação de gado no Pantanal. Nós concordamos", disse Salles.

"Ouvimos de várias fontes diferentes sobre a necessidade de haver um reconhecimento do papel da criação de gado no Pantanal, uma vez que o gado também contribui para diminuir o que há de excesso de matéria orgânica. O capim, enfim, o pasto que ele ajuda a reduzir", completou o ministro.

Na última sexta-feira, o Greenpeace, por meio de nota, rebateu a afirmação da ministra. "Diante de um cenário já previsto de seca severa, com focos de calor muito superiores à média desde março de 2019, não foram tomadas medidas efetivas de combate e prevenção aos incêndios, necessárias desde o primeiro semestre. Se não tivesse ocorrido um desmonte da gestão ambiental no Brasil, a situação não teria chegado a este nível de gravidade", afirmou a ONG.

Segundo Tereza Cristina, havia muita matéria orgânica no Pantal e, se houvesse mais gado, o desastre teria sido "menor do que o que nós tívemos neste ano". "Eu falo uma coisa que às vezes as pessoas criticam, mas o boi ajuda, ele é o bombeiro do Pantanal, porque ele que come aquela massa do capim, seja ele o capim nativo ou o plantado. É ele que come essa massa para não deixar que ocorra o que este ano nós tivemos. Com a seca, a água do subsolo também baixou em seus níveis. Essa massa virou o quê? Um material altamente combustível, incendiário", afirmou a ministra.