Mais Lidas

Secretaria de Educação diz que alunos serão aprovados automaticamente

Seeduc estabeleceu 22 de dezembro como fim do ano letivo

Escola estadual na Zona Oeste: rede de ensino em 2020 não terá ano dividido por bimestre, mas por um único bloco, que começou em fevereiro
Escola estadual na Zona Oeste: rede de ensino em 2020 não terá ano dividido por bimestre, mas por um único bloco, que começou em fevereiro -
Nesta quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial a terceira resolução da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), informando que 2020 não será dividido por bimestre e sim por um único bloco chamado de "Ciclo de Aprendizagem", que teve início em fevereiro e terminará em dezembro. Também foi informado na publicação que os alunos que participarem do processo avaliativo não deverão ser reprovados, independentemente do valor de suas notas.
No "Ciclo de Aprendizagem" os alunos serão avaliados com apenas uma nota, de 0 a 10, por matéria, considerando as atividades realizadas ao longo do ano letivo, sejam aulas presenciais, no Google Classroom, videoaulas, ou por meio das apostilas.

"Os professores terão autonomia para avaliar seus alunos, levando em consideração tudo o que o jovem estudou e teve acesso em 2020. Mas, em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais", disse Comte.
Para isso acontecer, as unidades escolares deverão monitorar a participação dos alunos no ensino remoto ou presencial, aumentando a atenção para os estudantes em situação de potencial abandono, que é o caso dos jovens que não frequentaram o ano letivo presencial no início das aulas, não tiveram acesso ao ensino remoto e não retornaram às atividades presenciais. As escolas estarão focadas em restabelecer o vínculo com esses estudantes até 22 de dezembro, data do último dia do ano letivo.

"Estaremos trabalhando com a política do “nenhum aluno a menos”, em um esforço, sem precedentes, contra a evasão escolar. As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de “busca ativa” daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano. O esforço também estará na articulação com os equipamentos públicos que compõem a rede de proteção social para resgatá-los nesse ano e no próximo", afirmou o secretário de Educação, Comte Bittencourt.

A Secretaria de Educação tem previsão de colocar em prática, ano que vem, o chamado "Continuum Escolar", que prevê atividades extras, incluindo remotas, dobrando o conteúdo para dar conta do que foi perdido durante a pandemia.


Escola estadual na Zona Oeste: rede de ensino em 2020 não terá ano dividido por bimestre, mas por um único bloco, que começou em fevereiro Marcia Costa / Divulgação
Aulas no estado estão suspensas Divulgação