Mais Lidas

Prefeitura cria serviço de agendamento de castração de cães e gatos online

Sistema foi feito para assegurar mais rapidez no processo

Agendamento de castração para gatos e cães está disponível de forma online
Agendamento de castração para gatos e cães está disponível de forma online -
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, inovou no atendimento ao público com o lançamento do sistema de agendamento de serviços online, incluindo a castração de animais. Agora, quem precisar marcar a cirurgia para cães e gatos em uma das duas unidades veterinárias da pasta — o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, e o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz — pode garantir um horário de forma prática, em alguns minutos, direto pelo computador ou pelo celular.

Inaugurado nesta semana, o sistema foi desenvolvido pela pasta em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), como uma forma de dar mais praticidade e celeridade ao processo, além de garantir a segurança dos cidadãos, que não precisam se deslocar para fazer a marcação. A esterilização é uma política de controle essencial para prevenir abandono e doenças, fundamental para a saúde de cães e gatos.

Como agendar a castração?

Para fazer a marcação, é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em 'Solicitações à Vigilância Sanitária'. Depois, basta acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em 'Quero Agendar' e em seguida em 'Clique aqui' para solicitar novo agendamento.

Na sequência, selecionar o item VISA PETs - Vigilância Sanitária - Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o IJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento - para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois, é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento.

O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com, no mínimo, trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.

As cirurgias de castração ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado, e são feitas com todos os cuidados para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Todos os animais têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos.

Com o serviço de marcação exclusivamente online, a previsão é ampliar a capacidade de atendimento das duas unidades, que, somadas, chegavam até 2,5 mil por mês.

Outros serviços online

Além da castração, fundamental para manter a saúde dos bichos, todos os demais serviços da Vigilância Sanitária também podem ser solicitados pelo sistema online. Entre eles, estão a solicitação de documentações de forma geral; emissão de autorizações e taxas; autos de infração; requerimentos; laudos; abertura de processo de multas; retirada de documentação; recursos; orientações de forma geral para todos os setores; dúvidas técnicas; avaliação de projetos, entre outros. 
Endereços das unidades veterinárias da Vigilância Sanitária

- Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ):

Largo do Bodegão, 150 - Santa Cruz

- Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV):

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1120 - Mangueira