Mais Lidas

Estado libera aulas presenciais, mas municípios recuam

Retomada não deve acontecer em escolas da rede estadual de 34 municípios. Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio aprova greve a partir de segunda-feira

O Estado do Rio vai retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (19) para alunos do terceiro ano do ensino médio. Mas, apesar da decisão, 34 municípios não autorizaram a volta e o ensino continuará a ser oferecido de maneira remota.

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), mais de 40% dos funcionários das escolas afirmaram, por meio de autodeclaração, não estarem em condições de retornar ao trabalho por fazerem parte do grupo de risco.

"Os municípios alegam que não têm condições sanitárias de ter uma grande quantidade de alunos circulando nas unidades. Isso de qualquer maneira vai afetar a população dos municípios", afirma Marta Moraes, coordenadora geral do Sepe do Rio de Janeiro.


Greve na rede estadual

De acordo com o Sepe, uma greve foi aprovada e deve começar na segunda-feira (19) em protesto ao retorno das aulas presenciais nas unidades da rede estadual.

"Qual a diferença ter aula presencial por dois meses vai fazer na vida desses alunos? O que foi feito até agora, o trabalho remoto é importante. Colocar a vida do aluno em risco e o da família desses alunos em risco, porque eles podem levar a doença para dentro de casa, não tem lógica", questiona Marta.

A coordenadora do Sepe ressalta ainda que o sindicato é contra a retomada das aula presenciais. "A pandemia não está controlada e o risco para alunos e profissionais de Educação é enorme. Somos absolutamente contrários a esta volta".