Mais Lidas

É real? Tatuador das estrelas, fala tudo sobre tatuagem realista

Yurgan Barret dá ainda 5 dicas para quem quer ter a arte no corpo

Tatuagem de Aline Riscado
Tatuagem de Aline Riscado -
Imagine olhar para uma arte no corpo e não saber se é real ou uma tatuagem? Se levanta dúvida, provavelmente você está diante de uma tatuagem realista, que é aquela que busca replicar ao máximo a realidade, podendo ser colorida ou em escala de cinza e preto.

Um olho feito por Yurgan Barret na Aline Riscado e sua expressividade movimentou a internet pois muitos não acreditavam que pudesse ser um desenho.
Aline Riscado joga altinha na praia da Barra da Tijuca - Dilson Silva/ Agnews


"Desde então, vários clientes chegam com os mais variados pedidos como foto da mãe, do filho, estátuas gregas, pontos turísticos, motos, carros, personagens clássicos do cinema a serem eternizados, entre muitos outros", conta o tatuador.

Ele conta que, recentemente, após o padre Fábio de Melo tatuar uma pequena abelha em realismo em sua mão e compartilhar em suas redes sociais fez com que muitas pessoas o procurasse para replicar o desenho ou criar algo original com base nessa ideia.

"E assim temos percebido o movimento dos clientes que estão sempre conectados com celebridades e influenciadores digitais e de forma consciente ou inconsciente acabam chegando até nós em busca de eternizar uma arte em pele", disse.

Com o tempo, as cores podem desbotar?

Segundo Yurgan, is pigmentos disponíveis no mercado estão cada vez melhores e seguindo as orientações do tatuador para uma boa cicatrização e mantendo a pele hidratada e protegida dos raios solares, não há risco de desbotar.

"O que observo é que muitas pessoas tatuadas buscam um bloqueador solar apenas quando vão à praia ou piscina. No entanto, áreas mais expostas como nuca, braços e pernas precisam de cuidados diários de proteção contras os raios UVA e UVB".

O profissional destaca que acomplexidade de uma tatuagem realista exige mais tempo no preparo do stencil (gabarito que serve como guia na pele do tatuado) e também na execução. Sendo assim, o estilo demora mais do que os desenhos comerciais rotineiros de um studio.

A escolha de um profissional precisa ser feita com muito cuidado, pois as falhas em tatuagens realistas geram resultados bem ruins que podem deixar o cliente insatisfeito, triste, irritado e muitas vezes com vergonha.

“De todos os estilos, na minha opinião, esse é o mais crítico quando as pessoas priorizam preço baixo para escolha do tatuador. Pois a insatisfação que vem depois custa ainda mais dinheiro para apagar ou cobrir o desenho anterior”, afirma Barret, um dos Top 10 artistas do Rio de Janeiro.

Yurgan elencou o que você precisa saber para ter uma tatuagem realista nota 10:

1. Conheça o portfólio do artista - que hoje está muito mais acessível já que todos possuem instagram.

2. Avalie: Essa avaliação não tem nada a ver com número de seguidores, curtidas ou comentários. É sobre arte: observe as tatuagens feitas e avalie se vai ao encontro do que você gostaria de ter em sua pele.

3. Valide a arte: A menos que você já conheça e confie muito no artista, antes de tatuar, peça ao profissional que lhe apresente a arte, converse e ajuste quantas vezes forem necessárias. A final, esse desenho será eternizado em SUA pele e, uma vez feito, é muito difícil consertar.

4. Tenha calma: A tatuagem realista demora mais e apressar o artista pode comprometer a qualidade.

5. Cuide da sua tatuagem: use os produtos corretos durante a cicatrização e após cicatrizada lembre-se de hidratar e proteger sua pele contra a radiação solar.
Tatuagem de Aline Riscado Divulgação
Aline Riscado joga altinha na praia da Barra da Tijuca Dilson Silva/ Agnews