Mais Lidas

Dia do comércio: saiba o que abre

Praças de alimentação e cinemas de shoppings funcionam de acordo com decreto municipal

Em razão do feriado do Dia do Comerciário hoje, vários serviços estarão fechados ou com horários especiais. Por isso, os cariocas devem ficar atentos ao que abre e fecha na cidade para não fazer viagem perdida. As lojas dos centros comerciais do Rio de Janeiro e dos shoppings não funcionarão. As praça de alimentação dos shoppings abrem mas em alguns deles a abertura de lanchonetes e restaurantes será facultativa. Os cinemas funcionam, dentro das medidas de combate à Covid-19.

Os bancos, no entanto, funcionam normalmente, das 10h às 16h. e os postos de habilitação e identificação civil do Detran que operam em regiões comerciais terão os horários de funcionamento normalmente, com agendamento.

O supermercado Mundial divulgou que todas as 20 unidades no Estado do Rio estarão fechadas. O Guanabara também não terá funcionamento na próxima segunda-feira.

Multa

Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio, está proibida a abertura de qualquer loja. Não vale nem venda online, trabalho remoto ou loja com as portas fechadas. Em caso de descumprimento, os empregadores podem ser penalizados com multas.

"Os comerciários e as comerciárias merecem ter o seu dia para comemorar, ter seu descanso, relaxar e aproveitar o tempo com a família e os amigos. Esse direito está na nossa Convenção Coletiva e nenhuma loja pode funcionar neste dia", alerta Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

Entretanto, em Niterói, o comércio funcionará através de acordo com os patrões.