Mais Lidas

Parque Nacional da Tijuca libera acesso ao Mirante Dona Marta e Estrada do Redentor

Visitação ao Mirante Dona Marta estará permitida a partir desta segunda-feira somente em dias úteis

 Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca -
Rio - O Parque Nacional da Tijuca começa uma nova fase de reabertura dos pontos turísticos, fechados desde março por conta da pandemia da covid-19. A Estrada do Redentor volta a ter a circulação permitida neste sábado, apenas para pedestres e ciclistas. Já o Mirante Dona Marta, um dos pontos turísticos mais frequentados do Parque, reabrirá na próxima segunda-feira.

De acordo com o parque, neste sábado, a circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, poderá ser feita novamente na Estrada do Redentor. Esta é a via que pertence ao Parque e está compreendida entre o acesso pelas ruas Boa Vista e Amado Nervo, no Alto da Boa Vista, e o Centro de Visitante Paineiras. A estrada estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.

Com o término das obras, a Defesa Civil emitiu o laudo de reabertura da via. O retorno de veículos motorizados, no entanto, continuará proibido pelo Parque, que mantém algumas restrições por causa da pandemia. Uma das medidas ainda necessárias, para evitar aglomerações, é dificultar o acesso de grupos grandes de pessoas por meio de veículos motorizados.
A entrada no local a pé ou de bicicleta está permitida desde 9 de julho, A exceção é para veículos de serviços essenciais, de serviço público, de pessoas com deficiência e das concessionárias que operam no Parque no transporte de turistas para o Cristo Redentor e exclusivamente pela Estrada das Paineiras (via que fica entre a Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras).

Mirante Dona Marta vai reabrir apenas em dias úteis

O Parque Nacional da Tijuca ainda informou que a visitação ao Mirante Dona Marta estará permitida a partir desta segunda-feira somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, a visitação estará proibida e o mirante fechado. Com a reabertura, o público que quiser acessar o mirante de carro deverá acessar pela Estrada das Paineiras, pois esta é a única via do Parque com a circulação totalmente liberada, inclusive para veículos. Para chegar na Estrada das Paineiras, é preciso subir por Santa Teresa ou Cosme Velho, pela Rua Almirante Alexandrino.

No último dia 8 de outubro, o Parque reabriu mais locais para os visitantes, além dos que já vinham sendo liberados desde julho. No início de outubro, foram reabertas todas as cachoeiras – a exceção eram as duchas da Estrada do Redentor, mas que não estarão mais proibidas a partir deste sábado – e alguns mirantes.

Dos principais pontos turísticos fechados estão o poço e o mirante da Cascatinha Taunay. Ainda segundo o local, pois ambos são locais muito procurados pelo público e o parque avalia que para evitar aglomerações devem seguir fechadas. As demais cachoeiras e mirantes estão reabertos.

Veja a lista abaixo de alguns dos principais pontos turísticos liberados para visitação:

- Vista Chinesa
- Mesa do Imperador
- Pedra Bonita (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
- Pedra da Gávea
- Pico da Tijuca
- Bico do Pico do Papagaio
- Mirante Dona Marta (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
- Mirante do Excelsior
- Todas as cachoeiras e duchas, menos o poço da Cascatinha Taunay
- Todas as trilhas do Parque
- Circuito das Grutas
- Corcovado
- Parque Lage