Mais Lidas

Anvisa autoriza importação de matéria-prima para vacina chinesa

Solicitação foi feita pelo Instituto Butantan para produção de doses da CoronaVac

CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com apoio do Instituto Butantan
CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com apoio do Instituto Butantan -
Brasília - A Anvisa autorizou nesta quarta-feira, dia 28, a importação em caráter excepcional da vacina na forma de um produto intermediário, produto não envasado, para produção da vacina CoronaVac, da empresa Sinovac Life Sciences Co. Ltd. Dessa forma, a agência liberou a importação de matéria-prima para vacina da covid-19. 
A solicitação foi feita pelo Instituto Butantan para importação, em caráter excepcional, da matéria-prima para fabricação da vacina adsorvida Covid-19 (inativa), em estudo clínico fase III, ainda sem registro no Brasil. Os estudos ainda estão em andamento e não existe previsão de data para a vacinação.

O tema foi discutido em circuito deliberativo, entre esta terça-feira e quarta-feira. O circuito deliberativo é uma instância de votação on-line dos diretores da Agência. A autorização definiu algumas condições para a importação excepcional.
Na semana passada, a Anvisa já havia autorizado a importação de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac. As doses terão que ficar reservadas, já que o produto ainda não tem registro no país e não pode ser utilizado na população.